quinta-feira, 21 de junho de 2012

Pesquisa na Internet - J I Marzovelos

Bandeira de Portugal

 A Bandeira Nacional é dividida na vertical com duas cores fundamentais: verde escuro do lado esquerdo (ocupando dois quintos) e encarnado à direita (ocupando três quintos). - o vermelho é uma cor de força, coragem e alegria, que representa o sangue derramado pelos portugueses; - o verde, a cor da esperança e do mar, foi escolhida em honra de uma batalha onde esta cor deu a vitória aos portugueses. 

 Ao centro, sobre as duas cores, tem o Escudo das Armas Nacionais, e a Esfera Armilar Manuelina, em amarelo e avivada de negro.
 Simboliza as viagens dos navegadores portugueses pelo Mundo, nos séculos XV e XVI. - o branco representa a paz; - o Escudo lembra a defesa do território; - as Quinas, a azul, representam as primeiras batalhas na conquista do País (diz-se que são os cinco reis mouros vencidos na Batalha de Ourique por D. Afonso Henriques); - cada quina contém cinco pontos brancos: as cinco chagas de Cristo que ajudou D. Afonso Henriques a vencer esta batalha; - os sete castelos amarelos representam os castelos tornados aos mouros por D. Afonso III.


 Este foi o símbolo que o Rei D. Manuel I escolheu para representar as descobertas marítimas.
 Informação retirada do Site JUNIOR e Blogue "Aprendi no Jardim de Infância"

Sem comentários:

Enviar um comentário